Petrópolis

Petrópolis

Petrópolis Cidade Imperial Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 16 de Março de 1843, nas terras da fazenda do Córrego Seco, que havia sido adquirida pelo Imperador Dom Pedro I, durante suas viagens entre o Rio e as “Minas Geraes”, em 1830.

A povoação ganhou um arrojado plano urbanístico elaborado pelo major-engenheiro Julio Frederico Koeler. Em 1857 foi elevada à categoria de Cidade.

É banhada pelos rios Piabanha, Quitandinha e Palatino e tem clima ameno Tropical de altitude, com temperatura média entre 18 e 24 graus.

Petrópolis era o local favorito para o veraneio da Corte Imperial. Foi Capital Federal de 1894 a 1903 e também tornou-se residência de verão de presidentes da República.

Entre os pontos turísticos merecem destaque o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de cristal e a Casa de Santos Dumont.

A Cidade Imperial, como também é conhecida, tornou-se reduto de artistas, intelectuais e pessoas famosas, sendo um dos principais pólos turísticos do país.

Circuitos Turísticos

ct3

Situados nos distritos de Petrópolis, os circuitos são passeios obrigatórios para quem busca ar puro, ecologia, aventura, bom artesanato e produtos rurais. Os circuitos Rota 22, Pedras do Taquaril e Serra Vale revelam os cantos mais bonitos e bucólicos do município.

Ecoturismo

veu
Petrópolis é um convite ao turismo ecológico. Restaurantes e pousadas aconchegantes são um atrativo a parte. Belíssimas paisagens, cachoeiras, trilhas e mata exuberante encantam o turista que visita a cidade.

Teatro Municipal

teatro

O Teatro Municipal Paulo Gracindo foi todo restaurado pela Prefeitura. O local é um espaço para artistas locais e palco de grandes apresentações nacionais.

Som e Luz

O Museu Imperial é palco do maior espetáculo permanente de som e luz jamais realizado no país, reunindo cores, luzes, sombras, tecnologia e efeitos especiais. Um show vibrante que conta os fatos mais marcantes do século XIX. Um evento imperdível.

Som e Cristal

palacio-de-cristal

Um dos monumentos mais famosos de Petrópolis – o Palácio de Cristal – é  palco de apresentações musicais de artistas locais e de renome nacional. O Som e Cristal leva a boa música para um público bem eclético. No repertório, MPB, chorinho, música clássica e contemporânea. Apresentações todos os sábados com entrada franca.

Som e Luz

cultura
O Centro de Cultura é um dos principais espaços culturais de Petrópolis. Além disso, as galerias Aloísio Magalhães e Van Dijk apresentam exposições de pintura, escultura e fotografia.